Instituição

Apresentação

A Santa Casa da Misericórdia de Benavente é uma Associação de Fiéis, com mais de 780 anos, constituída na Ordem Jurídica Canónica para a satisfação de valências sociais e para a realização de actos cultos católicos, tudo de harmonia com o seu espírito tradicional, baseado nos princípios da doutrina e da moral cristã.

Desde muito cedo que uniu a componente da saúde às obras sociais e espirituais, nas suas prestações de serviço à população.

Agora, tal como fora ao longo dos séculos, tem como missão principal ajudar, apoiar e reconfortar os mais desfavorecidos e os mais débeis, sendo esse espírito de missão fortificado nas catorze obras de misericórdia.

Estas obras estão presentes nas acções, que proporcionam bem-estar físico, emocional e espiritual aos mais carenciados; possibilitando um serviço multifuncional e multidisciplinar de forma a colmatar carências na área da prestação de cuidados de saúde e apoio bio-psico-social.

Paralelamente a esta vertente social, a Santa Casa da Misericórdia de Benavente presta cuidados de saúde à população, nas vertentes preventiva, curativa e de reabilitação.

No sector especificamente religioso, sob a invocação de Nossa Senhora das Misericórdias, sua Padroeira, mantém o culto divino na sua Igreja e Capela no Lar de Idosos.

Missão

A Santa Casa da Misericórdia de Benavente, fundada no séc. XIII é uma Instituição sem fins lucrativos, tendo como vocação prestar serviços de elevada qualidade na área social, nomeadamente no apoio aos idosos (Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário), na integração social (Cantina Social e Banco Alimentar) e nos cuidados de saúde (Medicina Curativa, Exames Complementares de Diagnóstico, Cirurgia de Ambulatório e Medicina Física e Reabilitação), tem por base as 14 Obras de Misericórdia, no respeito da dignidade da vida humana.  

 

Visão

A Santa Casa da Misericórdia de Benavente, pretende ser reconhecida na comunidade, como uma Instituição de referência, alargando e melhorando os serviços prestados.

Assim como, garantir um processo continuo de melhoria organizativa e na formação dos recursos humanos do ponto de vista pessoal e profissional, para responder às necessidades e à satisfação dos Utentes e seus Colaboradores.

Valores

A Santa Casa da Misericórdia de Benavente pautua-se pelo respeito dos valores fundamentais do Homem na sua autonomia, dignidade, igualdade, intimidade, privacidade, respeito, dedicação e atenção pelo utente, na melhoria continua dos serviços.

Resultado eleitoral

Política de Privacidade